Equipes UFSC de Competição

Equipe Baja SAE – UFSC

A Equipe UFSC Baja SAE participa anualmente das competições Regional/Etapa Sul e Nacional/Competição Baja SAE Brasil, sendo a primeira realizada em Pato Branco (PR), contando com aproximadamente 25 equipes de universidades da região Sul, e a segunda em São José dos Campos (SP), contando com 80 equipes de universidades de todo o país. Representando a UFSoC desde 1997, a equipe possui grande destaque no cenário nacional de Baja SAE, sendo heptacampeã da etapa Regional Sul e obtendo boas colocações na etapa Nacional – classificou para a etapa Mundial duas vezes (2009 e 2013) –, conquistando o 8° lugar no Mundial em 2009, onde competiu com aproximadamente 140 equipes, e, atualmente, são o 4° lugar geral na competição nacional. Outras premiações ao longo de sua existência também contemplaram a equipe, como colocações entre os três primeiros lugares em provas de projeto e dinâmicas, sendo atualmente, inclusive, o 1° lugar nas dinâmicas e a melhor equipe do sul do Brasil.

Equipe Fórmula SAE – UFSC

A equipe Fórmula UFSC teve seu início em 2010, obtendo resultados cada vez mais significativos e ganhando espaço no âmbito nacional e internacional. A equipe foi pioneira em tecnologias como o uso de turbocompressor em veículos da categoria e se destaca nas apresentações, ficando entre as 10 melhores em vários anos e conquistando, no último ano, o 5° lugar nas apresentações, concorrendo com outras 38 equipes brasileiras.

Equipe Fórmula SAE elétrico – UFSC

A Ampera Racing desenvolve suas atividades em torno da proposta de projetar, construir e testar um veículo elétrico monoposto de alto desempenho voltado à competição de Fórmula SAE, competição de Engenharia que envolve diversas Universidades no Brasil e no Mundo. Nesse sentido, a equipe capacita seus membros através do conhecimento e das experiências obtidas, uma vez que a competição requer que o produto final tenha aplicabilidade no mercado, seja eficiente e apresente bom desempenho.

Dividida em áreas técnicas e de gestão, a equipe proporciona aos participantes contato com problemas reais de engenharia, além do estabelecimento de relações com empresas e trabalho em equipe, aplicando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e complementando as atividades de pesquisa e extensão da Universidade.

Com seu primeiro protótipo construído em 2014, a equipe conquistou expressivo 3º lugar na categoria Elétrico, se estabelecendo como principal equipe da categoria no Sul do país. A equipe conquistou o pódio novamente em 2016, ficando em 3° lugar.

Equipe Aerodesign – UFSC

Desde 1999, ano da primeira competição, a UFSC é representada, sendo formada a Céu Azul em 2004. A competição tem como principais objetivos estimular e dar oportunidade a alunos de obter, aprofundar e aplicar conhecimentos focando o ambiente aeronáutico através de um projeto multidisciplinar desafiador. A cada ano a competição vem crescendo e no ano de 2018 foram inscritas 95 equipes de universidades de todo o país e do exterior.

Na classe Regular a equipe ficou em 6º e 7º lugar em 2006 e 2004, respectivamente. Na classe Micro, na qual voltou a competir desde 2017, conquistou a 2ª colocação já na primeira participação, o 3° lugar em 2014 e foi campeã em 2012. A vitória deu a oportunidade à equipe de participar da etapa mundial, no Texas, em 2013, onde conquistou a 3ª colocação e o troféu de maior eficiência estrutural. A equipe participou na classe Advanced em 2015 pela primeira vez, conquistando o 3º lugar no pódio. Em 2016, conquistou o 4º lugar. No histórico da competição brasileira, recebeu mais de 10 menções honrosas, dentre elas: maior eficiência estrutural, melhor apresentação oral, maior acuracidade de peso vazio e melhor inovação tecnológica.

Equipe Barco Solar – UFSC

A Equipe Vento Sul nasceu da paixão do professor orientador pela náutica e do entusiasmo de um grupo de alunos em competir. Somos uma equipe focada no desenvolvimento de embarcações elétrica movidas a energia solar, pioneiros nessa área no país. Participamos do Desafio Solar Brasil anualmente desde 2009, primeira edição, já tendo sediado dois DSBs em Florianópolis.

Possuímos dois barcos pentacampeões em suas respectivas categorias: o Vento Sul, primeiro barco da equipe, um catamarã feito em fibra vidro atualmente aposentado e o Guarapuvu, principal barco da equipe, monocasco ultraleve construído em fibra de carbono que já competiu internacionalmente.

“O bom marinheiro é aquele que sabe tocar o barco , não importa o jeito do mar. Não tenta domesticar o mar mas a si mesmo”


Centro de Formação no Treino de Basquetebol UFSC

“O CFTB visa promover a qualidade da prática do basquetebol em seus atletas considerando formação do ser humano que por meio dos contextos do treino possam se tornar melhores pessoas para sociedade.”

O projeto de extensão Centro de Formação no Treino de Basquetebol (CFTB) atende jovens atletas e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o intuito de promover um contexto de formação e desenvolvimento desportivo no Basquetebol, aliado aos contextos de aprendizagem de alunos (graduandos e pós-graduandos) no âmbito do treinamento desportivo, gestão de equipe e em todas as disciplinas de apoio ao contexto do treino.

Além de atuar no ambiente de treino, o projeto permite o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares no estudo do desenvolvimento de jovens atletas de Basquetebol e formação de treinadores.

O projeto iniciou-se em meados de 2017, desde então já foi atendido diversos jovens com os núcleos de treinos na UFSC, onde participam jovens atletas e adultos no âmbito universitário, na Escola de Ensino básico “Beatriz de Souza Brito”, na base aérea de Florianópolis, através do projeto programa Forças no esporte (PROFESP) e está em processo de desenvolvimento de dois novos núcleos, no morro da caixa e na agronômica.

Como principais conquistas do grupo, têm-se a inserção da equipe juvenil na liga metropolitana de Basquete, além da participação da equipe adulta no JUCS masculino e feminino, onde conquistamos o primeiro lugar no basquete 3×3 e terceiro lugar em 2019, respectivamente.


Equipe de Futebol Masculino – UFSC

”O FutUFSC consegue juntar a  UFSC e o Futebol. Para a Comissão Técnica poder ter esse primeiro contato como profissionais da área do futebol e para os atletas terem uma rotina de treinos e jogos dentro de um time universitário da UFSC, representando a Instituição. Tudo isso faz com que a identidade e pertencimento seja maior e levado mais a sério para além dos estudos. Assim, todos os momentos e atividades que a equipe participa e impõe tornam-se únicos e memoráveis”

Criado em 2015, o FutUFSC é um projeto oriundo do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e Futsal. Atualmente, conta com 5 Membros da Comissão Técnica da Equipe, e com mais de 40 atletas, de 18 cursos, 7 centros diferentes e 2 campi, sendo todos seus membros acadêmicos da UFSC, de graduação ou pós-graduação. Os treinos ocorrem nas terças e quintas-feiras e as seletivas para ingresso de novos membros acontecem todo início de semestre.

O grupo participa de três principais competições: O JUCs (Jogos Universitários Catarinenses), em que foi campeão em 2016 e vice-campeões em 2017 e 2018. O JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), com a melhor colocação sendo as quartas-de-final em 2017, além Copa UFSC-UDESC, em que terminou com o vice-campeonato em 2019.

“Desde a sua criação, em 2014, a SdDUFSC vê o debate como uma forma de promover o desenvolvimento pessoal de seus membros e de estimular o pensamento crítico aliado ao respeito mútuo.”

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) é uma equipe de competição que visa participar de campeonatos de debates pelo país e até mesmo internacionalmente. Para além disso, é um projeto de extensão que organiza e promove atividades relacionadas à prática da argumentação, raciocínio-lógico e oratória.

Dentre suas conquistas, foi consagrada campeã do Campeonato Capixaba de Debates, vice-campeã do I Campeonato Regional de Integração Sul (CRIS), semifinalista do I Campeonato Mundial de Debates em Português e campeã do IV Campeonato Brasileiro de Debates. Além de fazer break de adjudicação e de compor o CA Team, foi semifinalista da categoria open e vice-campeã da categoria de iniciados do I Campeonato Sul Brasileiro de Debates. No I Campeonato Gaúcho de Debates, além de fazer parte do CA Team e da equipe de equidade, fez break de adjudicação com 3 juízes e conquistou o título de juiz destaque. Ainda, chegou às quartas de finais da categoria open e à semifinal de iniciados no VI Campeonato Brasileiro de Debates.

Já em 2020, ainda no primeiro semestre, uma de suas membros conquistou o 2º lugar como melhor juíza no UFDD – Uni For Debate Digital. Fez break de adjudicação no I Torneio Interno GDO (UFRGS), no SDUL Open Online (Universidade de Lisboa), U@I – UFMG Online Interuniversitário, no II Imorial e no VIII Torneio Temático de Debates. No Maria Curupaiti Online 2020, um campeonato exclusivamente feminino, alcançou break de adjudicação, foi campeã e vice-campeã de iniciados, além de alcançar a semifinal na disputa de Public Speaking. Por fim, no Calourada da Tribuna fez break de adjudicação e foi semifinalista, tendo o melhor desempenho nas rodadas classificatórias e a 5ª melhor debatedora do campeonato.

Grupo de Estudos em Arbitragem Internacional UFSC

“O GEArb, proporciona aos estudantes de direito, além de uma oportunidade de estudo, uma propícia vivência  na arbitragem, preparando seus membros para o mercado.”

A equipe foi criada no ano de 2014, se desenvolvendo a partir de uma iniciativa do centro acadêmico de Direito da UFSC,onde, anualmente selecionam tópicos para serem estudados em encontros semanais e o grupo se organizar em times para participar de competições de arbitragem.

É o pioneiro em Santa Catarina a participar de competições nacionais e internacionais no ramo, como “Competição Brasileira de Arbitragem Empresarial Petrônio Muniz” (CAMARB), “Competência Internacional de Arbitraje” (sediada na Universidade de Montevideo, no Uruguai em 2016) e o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot).

Em 2017, o grupo se consolidou como um projeto de extensão ligado ao curso de Direito e ao Programa de Pós Graduação.Assim, o grupo vem se desenvolvendo tanto através do desenvolvimento de projetos acadêmicos (eventos e reuniões do grupo de estudos), quanto pela representação da UFSC em moot courts.

Interessado?

Confira nosso regimento interno e estatuto e entre em contato